terça-feira, março 01, 2011

Leveza

A vida tem sentido? Qual o propósito real de tudo que vivemos?
Ando me perguntando isso todos os dias. Ainda não cheguei a nenhuma conclusão e acredito cegamente que nunca vou chegar. Certa vez ouvi alguém falar que a vida não é justa.. Realmente, se pararmos para pensar, aparentemente e superficialmente, não é justa não. Inclusive passa longe de ser.

Vamos ser sinceros com nós mesmos. Uma grande parte das pessoas que nós conhecemos, que fazem parte do nosso convívio, passam a vida toda reclamando de alguns problemas "gravíssimos", seguindo mais ou menos a linha de: ter dúvidas de qual roupa usar naquela festa, não ter um carro disponível a todo momento pra sair e voltar na hora que quer, paquerar com alguém que não quer nada sério, passar alguns meses procurando trabalho em vão ou até mesmo passar o dia todo reclamando de fortíssimas dores no corpo porque está com cólicas menstruais. Certo, concordo que cada um tem seus probleminhas. Afinal, cada cabeça é um mundo. Já tive muitos desses em minha vida e com certeza quem "sofreu" mais com eles foram as pessoas mais próximas de mim, que conviveram com minha cara feia de mau humor, em troca de coisas insignificantes. Ninguém merece!

Acho que a vida não é justa mesmo não. Pessoas assim deveriam sentir, um dia pelo menos, o gosto de um café amargo de verdade. E foi o que aconteceu comigo. E posso confessar: essa transição é assustadora.
Muita gente não vai conseguir entender claramente o que estou querendo dizer. Essas, provavelmente, são as pessoas que passam a vida toda convivendo apenas com questões superficiais. Acreditem: essa vida mediana, é até boa, mas não te ensina absolutamente nada sobre o mundo e sobre você mesmo.

Não estou querendo dizer que tudo que eu passei foi o maior sofrimento do mundo não. Nem muito menos estou querendo dizer que todo mundo tem que sofrer.. Como eu disse no começo, cada qual com seus "probleminhas". Mas posso dizer sem medo de errar que tudo o que eu senti nesses últimos meses foi muito difícil pra mim. Não é fácil "apagar" e ver uma equipe de batas brancas tentando te reanimar e você sem entender nada, se sentindo cada vez mais distante (e perto de Deus). Não é fácil nascer de novo! Não é nada fácil sentir dor, tomar morfina de quatro em quatro horas, e depois de três idas ao centro cirúrgico ver uma cicatriz de dois palmos de comprimento e quatro dedos de largura em seu corpo. Isso assusta e faz pensar: "Poxa, queria apenas aqueles "probleminhas de sempre" de volta".

Mas agora vem a parte boa: só assim que recebi uma força tamanha pra conseguir levar tudo isso com leveza. Mas sabe por que digo que não é fácil? Porque vejo uma grande maioria de pessoas que se irritam e sofrem por pura opção. Isso além de burrice é egoísmo. Será que coisas simples deveriam ser motivos pra realmente alguém se sentir a pessoa mais sofredora do mundo? Claro, não vamos adorar nossos problemas e achar tudo maravilhoso, mas será que levar tudo com mais LEVEZA, não é mais fácil pra você evitar rugas de tanta cara feia por tanta besteira?

Estou longe de me considerar uma pessoa que tem problemas de verdade. Toda vez que pensei nisso, tive uma resposta. E a que mais me chamou atenção foi quando estava pensando na minha situação temporária de estar andando de cadeira de rodas, logo quando saí do hospital, e me deparei com alguém na mesma situação. A diferença era que ele estava sem as duas pernas.

Solidarizo-me intensamente com todas as pessoas que estão passando por algum problema de verdade na vida, seja ele de qual tamanho for e digo-lhes somente uma coisa: a dificuldade não está no problema e sim na forma que a gente enfrenta. Desejo mais leveza pra todos nós, sempre. Afinal, eu é que não quero ficar vendo gente de mau humor em troca de nada, nem muito menos ser a cara feia que alguém viu no dia que eu achei que tinha problemas de verdade. Simples assim.

12 comentários:

Valéria disse...

Beta, vc se expressa muito bem. Suas palavras me fizeram refletir, me emocionaram, parabéns e melhoras na sua recuperação.

Roberta Feitosa disse...

Obrigada lindona, fico feliz com seu comentário! Agradeço a atenção e a torcida, estou super bem já, cada dia melhor, graças a Deus! Beijos

Unknown disse...

Roberta, não sei exatamente o que aconteceu com você, mas as vezes a vida "apronta" umas com a gente, meio que pra dar uma "sacudida" e, como você mesma disse, fazer a gente enfrentar as coisas de outra maneira. Apesar da distância, tenho boas lembranças do colégio! Beijos e boa recuperação! (gordo)

Roberta Feitosa disse...

Gordo!! Que surpresa!!
É isso mesmo, a vida é assim e a gente tem que enfrentar. E no final acaba tudo bem. Realmente a forma como a gente leva tudo é a coisa mais importante. Só assim evoluimos, né? Muitas saudades daquela época do colégio, mesmo! Ótimas recordações. Beijão e se cuida!

Alê disse...

Beta, quando li seu post, imediatamente me lembrei sobre A insustentável leveza do ser:
"O mais pesado fardo nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. Na poesia amorosa, a mulher deseja receber o peso do corpo masculino. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira". (A insustentável leveza do ser - Milan Kundera). Fica a dica pra ler o livro. Beijos

Fabio Cardim disse...

Estamos fadados a viver a vida, nem sempre um conto de fadas, nem sempre uma história de terror. Acima de todo e qqer problema que passmos no decorrer de nossa jornada existe um DEUS. Sao várias as nomeclaturas usadas e mais ainda sao as formas de nos comunicarmos com ele. Ai entra "a tal" da FÉ, um sentimento que aproxima-nos de DEUS ou um sinônimo de FORÇA? Sao muitos os questionamentos sobre a vida e os obstáculos que estão em nossos caminhos. Queria poder ter o dom de entender. Já que a verdade absoluta êh a que acreditamos, prefiro viver minha vida sabendo que passamos exatamente por aquilo que podemos suportar e a lição que tiramos disso êh o que faz suavizar o caminho que percorremos. Nunca perca o brilho dos olhos junto a DEUS. Nunca deixe de acreditar que o melhor esta por vir, e mais do que tudo, nunca desista de acreditar que a felicidade êh um estado de espirito que nasce dentro do sonho de cada um. Lindo seu texto Roberta, e que os anjos estejam ( continuem ) sempre com você. Beijos, Fábio Cardim

Roberta Feitosa disse...

Alê, já gostei da indicação. Vou procurar sim!
Beijão

Roberta Feitosa disse...

Fábio, obrigada querido. Belo comentário, digno de postagem. Fé sempre que tudo dá certo do jeito que tem que dar. Fique com Deus e volte sempre :)

Beijão

Andressa Sandrelle disse...

Eu sou sua fã, fraudinha! Concordo inteiramente com tudo que vc falou nesse texto, e fico cada vez mais impressionada com a sua habilidade para escrever e conseguir falar o que pensa. =) Que Deus continue te iluminando e te dando a leveza que vc precisa para enfrentar essa fase difícil que está passando.

bjão (L)

Mônica Scala disse...

Mais um texto excelente!
Concordo plenamente com você.

Roberta Feitosa disse...

Fraudinha querida, que bom te ver por aqui. Obrigada pela sensibilidade, sempre! Te amo!

Anônimo disse...

Leveza.
Esse é o segredo mesmo.
Nos relacionamentos, no dia a dia, trabalho, família... Não querendo esconder nem fugir dos problemas, mas leveza, com a consequente paz de espirito.

Não conhecia o blog.
Parabéns para a autora.